TURISMO PEDAGÓGICO RURAL

Saber Conhecer, Saber Ser e Conviver, Saber Fazer

 

A educação Moderna procura estabelecer um processo educacional em que o aluno seja inserido no contexto social, econômico, cultural, político, científico e tecnológico da nova realidade mundial, na qual a globalização e a velocidade de mudanças dela decorrentes exigem cada vez mais mudanças no comportamento e atualização constante das pessoas.

 

Diante deste novo cenário, há a tendência de integrar as teorias da educação cognitivista (pensar crítico), humanista (pensar criativo) e sócio-crítica (aplicação dos conhecimentos), podendo serem resumidas em três pilares da educação: Saber conhecer, Saber ser e Conviver, Saber Fazer.   

O turismo pedagógico no espaço rural tem a possibilidade de integrar as ações do dia a dia do homem do campo, como o plantio de uma cultura, o manejo dos animais, o meio ambiente, entre outros, com o conteúdo e aprendizado que se buscam em sala de aula.

Esse grande leque de possibilidades que o turismo pedagógico rural oferece torna-o uma fonte de interação, conhecimento, aprendizagem, vivências e experiências que levam os indivíduos a reflexões sobre as questões problemáticas do planeta, do meio ambiente, do consumo consciente, entre outros.

 

Após essa vivência o aluno fica sensibilizado e leva tal aprendizagem para a família, colegas, amigos, enfim interagem com as pessoas de seu relacionamento disseminando as informações recebidas e percebendo seu papel na sociedade, em especial na preservação, na conservação e na recuperação do meio em que vive.  

O meio rural é sem dúvida um dos locais que mais possibilitam essa prática, devido à diversidade de possibilidade de interação dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, com as práticas oferecidas, que reforçam os conteúdos e proporcionam a consolidação da aprendizagem na prática. 

Em nosso circuito de vivências as diversas matérias aprendidas em sala de aula, tais quais: matemática, português, ciências, biologia, história, geografia, artes, química e física serão reforçados ao longo do dia.

 

O Projeto Raízes da Terra possui 4 roteiros com diversas vivências que proporcionarão experiências que despertarão novas atitudes nas crianças, veja a seguir. Todos os roteiros fazem parte do Day Camp.
 

TURISMO PEDAGÓGICO

FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

compartilhe
SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Projeto Raízes da Terra

Estrada Municipal do Lageadinho s/n - Ibiúna - SP

Tel / WhatsApp (15) 99609-1853

Email: contatos@belavistaibiuna.com

© 2017 Projeto Raízes da Terra, Espaço Bela VIsta.