7 interesses que são despertados no passeio escolar do Projeto Raízes da Terra

Passeios escolares são vistos por muitos apenas como uma despesa extra para os pais dos alunos. Infelizmente essa é uma visão estreita e com foco apenas no imediatismo material que vivemos hoje em dia, já que um passeio em geral não resulta em algo material ou palpável. Mas as lembranças e as experiências adquiridas em um passeio escolar são inúmeras e têm valores inestimáveis para a vida das crianças.

Um passeio como o que oferecemos despertará valores que poderão ajudar a moldar como a criança irá se relacionar com o mundo no futuro. Nossos objetivos não são vender lembrancinhas, aliás não vendemos nada, apenas desejamos promover interesses e novos olhares que na maioria das vezes não podem ser desenvolvidos ou despertados dentro da sala de aula.

7 motivos para você trazer seus alunos para o Projeto Raízes da Terra

1 - Socialização

Um passeio em área externa ao da escola traz um pouco de tensão para todos os envolvidos, pais, professores e alunos, mas é uma tensão boa que coloca todos em alerta e faz com que os indivíduos se enxerguem e interajam. As crianças, principalmente, se agrupam em pequenos grupos e grupos se comunicam com outros grupos durante os passeios, seja pelo busca de segurança ou pelas curiosidades que surgem pelo caminho.

A relação com novas pessoas também flui naturalmente já que as crianças acabam se relacionando com os monitores dos passeios que são os responsáveis pela condução e apresentação das atividades. Sem que se perceba ou situações sejam forçadas, crianças tímidas passam a conversar mais e novas amizades surgem nesses passeios.

2 - Sentidos

Ninguém perde os sentidos se ficar de casa para a escola, da escola para o shopping, do shopping para a aula de inglês, e do inglês para casa, eles continuam lá, só que de certa maneira adormecidos. Seria como se uma criança pudesse correr 100 metros em menos de 10 segundos, mas como nunca ninguém pediu para ela correr então ela nunca saberá disso.

Essa é uma das propostas de nosso passeio: despertar os sentidos das crianças. Mostrar a elas novas percepções do mundo e permitir com isso que seus cérebros elásticos embarquem em seus sonhos de um mundo ideal.

3 - Relação do Ser Humano com a Natureza ou Meio Ambiente

As atividades de nosso passeio estão extremamente focadas na relação do ser humano com seu meio ambiente e o reflexo dessa interação com a natureza. Mostramos como algumas interferências do ser humano podem prejudicar o meio ambiente, a natureza e o equilíbrio de um ecossistema, Mas além de mostrarmos os problemas também mostramos como é possível um desenvolvimento sustentável utilizando recursos da natureza e reciclando materiais que normalmente são descartados.

4 - Ecologia

Falar de ecologia em uma sala de aula ou assistir um vídeo no Youtube é o mesmo que falar e assistir sobre uma comida saborosa, quem relata o sabor diz que tá divino e que dá água na boca, mas para quem assiste pela TV, não há o gosto, o cheiro, o a textura da comida para comprovar o relato. O passeio que oferecemos é uma experiência rica sobre todos os pontos de vista e dão uma boa noção básica para as crianças do que é esse negócio que chamamos de ecologia.

5 - História

É difícil encontrarmos alguma criança que diga gostar de História, Isso ocorre, talvez, porque as ferramentas que dispomos nas salas de aula sejam pouco atrativas. Em nosso passeio os alunos vão ter um pouco de história mas que será apresentada de maneira lúdica e dentro de um roteiro que despertará o interesse pela história contida no local sem que elas percebam que aquilo é História.

6 - Uso da terra e da água

Tanto a terra como a água são bens preciosos da qual dependemos para sobreviver. Da terra falamos pouco pois não percebemos em nosso dia a dia a sua presença e importância pois ela não chega até nós através da torneira, do fio ou em uma sacola, o que chega até nós são os produtos resultados dela, sendo o principal deles os alimentos. A água é um capítulo à parte porque sentimos sua falta recorrentemente, além disso a percebemos em nosso dia a dia, como no banho, no preparo dos alimentos, na limpeza, e quando há falta dela parece que o mundo acabou.

Em nosso passeio mostramos às crianças como fazer o uso racional tanto da terra como da água sem degradar o meio ambiente.

7 - Alimentação saudável

Durante nosso passeio escolar fornecemos a alimentação para todos. Essa alimentação é preparada em nossa cozinha e os produtos quando não são de nossas hortas são fornecidos por produtores locais, tudo fresquinho e sem agrotóxicos.

As crianças terão acesso à nossa horta onde plantamos com adubação natural produzida em nosso projeto a partir de estercos, húmus e compostagem. Durante essa visita as crianças poderão colher ou plantar, dependendo da época da visita. Nessa atividade as crianças poderão ver todo o ciclo de plantio: preparação da terra, adubação, plantio e colheito de alimento saudável que nesse caso será consumido por elas durante o almoço.

Esse contato poderá despertar nas crianças o interesse pelo alimento que ela ingere, proporcionando assim nossas possibilidades de escolhas.

Do passeio escolar para a sala de aula

Todos esses interesses despertados durante o passeio escolar poderão ser explorados em sala de aula. Tanto através de discussões, apresentações complementares, até através de projetos que foram vistos no passeio e que poderão ser replicados na escola. O passeio escolar é uma ferramenta complementar para despertar interesses ou vivenciar experiências conhecidas apenas na teoria da sala de aula.

Aguardamos sua turma. Traga seus alunos para experimentarem a vida.

Clique aqui para entrar em contato.

#turismoeducacional #excursãoescolar #turismopedagógico

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon