Turismo pedagógico ou turismo educacional, é importante?


Cada vez mais estudos indicam que o aprendizado é melhor absorvido sob diversas circunstâncias e estímulos. O modelo de sala de aula funciona mas quando recebe ajuda através de ferramentas como gincanas, trabalhos em grupo, pesquisas, elaboração de vídeos e palestras, mostra-se mais eficaz, isso porque o aluno é obrigado a buscar informações sobre a matéria que está aprendendo e acaba por se deparar com situações não previstas ou não relatadas pelos livros e professores.

O turismo pedagógico se apresenta exatamente como uma dessas ajudas, uma ferramenta de estímulos e descobertas que auxilia os professores. Ao sair da sala de aula o aluno cria automaticamente uma expectativa, que em princípio está voltado apenas para a diversão com os colegas, mas sem que percebam despertam o interesse pelas coisas daquele novo ambiente que estão visitando e acabam participando ativamente das atividades. O resultado desses novos estímulos é a fixação permanente desse novo aprendizado ou o reforço daquilo que se aprendeu em sala de aula. Receber a informação sob diferentes sentidos aguça a mente e melhora a retenção da informação.

Ver a foto no livro ou na internet de uma casa de barro, uma colmeia ou um rio assoreado, não é tão estimulante quanto poder ver e até tocar. Outra vantagem é ver na prática aquilo que estava nos livros como uma teoria mas que por não fazer parte da realidade do ambiente onde vivem não faz muito sentido ou é complicado de imaginar.

O turismo pedagógico ainda é pouco explorado no Brasil, mas é um tipo de investimento educacional de baixo custo e com alto benefício.

Leia também

Turismo pedagógico oferece conhecimento e diversão http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/10/turismo-pedagogico-cresce-no-brasil

Aprendizado diferenciado: Turismo Pedagógico no âmbito escolar http://www2.pucpr.br/reol/index.php/turismo?dd99=pdf&dd1=7031 Turismo Pedagógico como metodologia de aprendizagem https://www.faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/vol7-1-2014/artigo7.pdf

#turismo #educação #pedagógico

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Projeto Raízes da Terra

Estrada Municipal do Lageadinho s/n - Ibiúna - SP

Tel / WhatsApp (15) 99609-1853

Email: contatos@belavistaibiuna.com

© 2017 Projeto Raízes da Terra, Espaço Bela VIsta.