ROTEIROS (DAY CAMP)

Oferecemos dois tipos de roteiros: o roteiro de período integral e o roteiro de meio período.

 

Pacote de Período Integral

No Período Integral estão contempladas todas as atividades oferecidas pelo Projeto Raízes da Terra. Essas atividades estão divididas em quatro roteiros: Caminho da Roça, Caminho do Antigamente, Caminho das Águas e Caminho da Mata. Todas as atividades são apresentadas por nossos monitores capacitados a esclarecer quaisquer dúvidas.

O Pacote Período Integral utiliza o dia todo que se inicia às 8 horas e encerra às 16 Horas.

 

Veja abaixo as atividades integrantes de de cada um dos roteiros.

ROTEIROS

RAÍZES DA TERRA

QUATRO ROTEIROS QUE IRÃO DESPERTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO DO MUNDO

Nesse roteiro o foco é a reciclagem, sustentabilidade e o contato com os animais e a terra. Fazem parte desse roteiro as seguintes atividades:

  • telha ecológica

mostramos como caixinhas de leite longa vida podem ser transformadas em telhas e abordamos os impactos sociais e ecológicos que essa reciclagem produz.
​​

  • floresta renovável

o desmatamento avança em várias áreas de nosso país, aqui mostraremos que é possível utilizar madeira sem explorar florestas através do extrativismo mas por meio do cultivo de florestas renováveis e sustentáveis.
 

  • fossa ecológica

no Brasil, quase metade dos brasileiros não têm acesso à rede de esgoto e por desinformação descartam seus esgotos de forma inadequada e insalubre, a fossa séptica ecológica em funcionamento em nosso espaço é um exemplo prático de que soluções simples são capazes de reduzir o problema de saneamento básico.
 

  • horta sem agrotóxico

se o nosso corpo é um templo, deveríamos zelar por tudo que consumimos. Saber como são produzidos nossos alimentos deveria ser uma informação obrigatória nas embalagens dos mesmos para assim termos poder de decisão em nossos escolhas de alimentação. Aqui no Projeto Raízes da Terra oferecemos a oportunidade dos visitantes entrarem em contato com uma horta cultivada livre de agrotóxicos.
 

  • destinação de pneus usados

tudo que industrializamos e transformamos em objetos de consumo pode ser reciclado ou reutilizado em um fim diferente daquele para o qual foi projetado diminuindo assim o impacto no meio ambiente. Aqui os visitantes poderão ver a utilização de pneus velhos em aplicações simples que não exigem nada além de espaço para serem utilizados como canteiros, por exemplo.
 

  • meliponário (abelhas sem ferrão)

você conhece o lema dos Três Mosqueteiros "um por todos e todos por um"? A natureza funciona desse jeito e as abelhas também estão nessa, sua importância é gigantesca para produção de alimentos e para o meio ambiente como um todo, mas infelizmente as notícias não estão nada boas para elas, e se não estão boas para elas, significa que num futuro próximo poderão não serem boas para nós, seres-humanos, também. Os visitantes se encantarão com a possibilidade de estarem tão próximos a uma colmeia de abelhas (sem ferrão) que são mantidas em nosso projeto e compreender o tamanho de sua importância.
 

  • captação e utilização de água da chuva

a vida é 100% dependente da água e por que mesmo assim nós, os animais racionais, insistimos em pensar que ela é abundante e infinita? Com uma instalação simples demostramos como captar a água da chuva e utilizá-la de forma racional.
 

  • mini fazendinha (alimentação dos animais)

a preferência ou necessidade por morar nas grandes cidades acabou afastando as pessoas do convívio dos animais típicos das fazendas, sítios e chácaras. Nossa mini fazendinha visa resgatar um pouquinho desse convívio com alguns animais. O visitante poderá ver e tocar alguns deles, mas o auge poderá ser a possibilidade de alimentar alguns deses animais.
 

  • composteira

a compostagem é uma técnica rudimentar onde lixo orgânico é transformado em adubo de forma mais acelerada. O visitante poderá conferir de perto como é simples de implementar e manter em um espaço muito reduzido e garantir reciclagem do lixo orgânico.
 

  • minhocário

já pensou em criar minhocas, ou melhor, hospedar minhocas em sua casa ou apartamento? Saiba que isso é possível e o melhor de tudo é que elas pagam por essa hospedagem através do serviço de compostagem das minhocas. Sim, é possível tem uma composteira com minhocário, a vantagem é que as minhocas aceleram ainda mais o processo de compostagem e produzem um adubo mais rico chamado de húmus de minhoca. Mas só falar não tem muita graça. Que tal pegar as minhocas nas mãos?
 

  • experiências sobre erosão do solo

nessa atividade realizamos alguns ensaios sobre o comportamento do solo e as implicações que podem acarretar em problemas de erosão.
 

  • jardim de cheiros (experiência às cegas)

nós temos vários sentidos e aprendemos na escola para que servem cada um deles, mas ultimamente parece que as coisas mudaram um pouco, parece que os sentidos se especializaram em se fixarem em algumas finalidades pouco exploratórias como por exemplo, a visão só serve para ver fotos e vídeos, o tato só serve para dedilhar o celular, o paladar para saborear o combo número 5 (sanduíche, refri e fritas) de uma lanchonete qualquer, a audição para ouvir blogueiros, youtubers e músicas que às vezes machucam nossos corações e o olfato talvez nem seja mais utilizado. Exageros à parte, o Jardim dos Cheiros é uma dessas experiências que levam o visitante a perceberem que se prestarem atenção à sua volta e ao seu corpo poderão descobrirem novas possibilidades.
 

  • plantar e colher hortaliças / legumes

agora que já sabemos muita coisa que tal fazermos a feira para prepararmos o nosso almoço? Será que fica melhor se a barraca da feira for o canteiro de uma horta livre de agrotóxicos? Será que colher a hortaliça direto da terra e saboreá-la logo em seguida tem alguma diferença de sabor? Isso o visitante vai poder conferir aqui durante a visita. Venha logo, estamos lhe esperando.

Tempo aproximado deste roteiro: 1h30min à 2h00min

Caminho da Roça

Uma visita ao museu do homem do campo. Uma casa feita de taipa (pau a pique) que abriga diversos utensílios e equipamentos utilizados pelo homem do campo de antigamente (em alguns casos ainda utilizados). Nesse espaço os visitantes poderão perceber um pouco do estilo de vida que era vivenciado pelo homem do campo que ajudou a construir nosso imenso país.

Tempo aproximado deste roteiro: 30min à 50min

Caminho do Antigamente

Caminho das Águas

Nesse roteiro os visitantes poderão conhecer o poço artesiano e o poço caipira utilizados para captação de água potável. Um outro equipamento que despertará grande curiosidade é a roda d'água com monjolo. O monjolo é um equipamento simples utilizado para triturar (pilar) grãos e é um sistema automatizado, bem moderno não é mesmo? Nessa roda d'água, além do monjolo, também foi acoplado um gerador de energia elétrica que simula o que ocorre em uma usina hidrelétrica e um sistema de armazenamento dessa energia elétrica através de baterias. Essa roda é quase um smartphone :-)

 

Outra atividade importante nesse roteiro é a visita a uma área onde ocorreu um processo de erosão conhecido como assoreamento que normalmente as pessoas só conhecem por fotos de livros escolares.

Tempo aproximado deste roteiro: 45min à 1h00min

Nesse roteiro os visitantes adentram a mata e contemplam a fauna e flora da região, composta essencialmente pelas espécies da mata atlântica. O canto dos pássaros, o ronco dos bugios, as teias de aranhas e a água percorrendo o córrego são algumas das experiências que eventualmente poderão ser apreciadas pelo visitante nesse roteiro. "Obrigatório" fazer selfies e fotos.

Tempo aproximado deste roteiro: 30min à 1h00min

Caminho da Mata

compartilhe

Pacote de Meio Período

Esse é o roteiro ideal para grupos que não dispõem do dia todo para se deslocarem até o Projeto Raízes da Terra. Aqui colocamos à disposição dos visitantes os quatro roteiros oferecidos e o organizador do grupo escolhe até dois desses roteiros,

O Pacote Meio Período utiliza o horário da manhã que se inicia às 8 horas e encerra às 13 Horas.

Veja abaixo o comparativo entre os pacotes:

SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Projeto Raízes da Terra

Estrada Municipal do Lageadinho s/n - Ibiúna - SP

Tel / WhatsApp (15) 99609-1853

Email: contatos@belavistaibiuna.com

© 2017 Projeto Raízes da Terra, Espaço Bela VIsta.